Comentários do leitor

depressao

por guga malemolente (2019-01-22)


A Luta Pela Verdade Charles Haddon Spurgeon

Setembro amarelo é mês do combate a depressão. A auditora fiscal do Trabalho, Luciana Veloso relata em expediente divulgado pelo Ministério do Trabalho ( , 2017) que hoje as empresas estão sempre em busca do maior lucro e adotam modelos de gestão muitas vezes abusivos e cobrança de resultados tempo todo, na cultura do cada um por si” (grifo autor), incluindo aí também assédio moral e esse contexto colabora com aumento dos casos de depressão no ambiente de trabalho, sendo que essa doença demanda um tempo de afastamento maior em relação aos demais acidentes pois, tratamento é mais prolongado e a recuperação mais demorada.

Frescura, mimimi, desculpa… quem tem ansiedade ou depressão já ouviu uma dessas classificações. E para explicar tudo direitinho sem deixar qualquer dúvida, pessoal do Tá, e daí? fez uma ilustração bem bacana que vale a pena conferir. Para curar um quadro de depressão, combinamos alternativas de tratamento, feitos separadamente ou em conjunto, direcionados sempre por um psiquiatra que irá definir tipo de tratamento necessário de acordo como grau de severidade da doença.

Adolescentes que experimentaram ambientes familiares negativos são mais suscetíveis a sofrer bullying na escola, e têm menos chances de receber apoio da família na adolescência. Também vimos que crianças que sofreram bullying na escola primária eram menos propensas a contar com os amigos na adolescência”, completa Harmelen.

Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

A primeira tenta discutir dois pontos: algumas considerações sobre conceito de depressão na infância e adolescência: caracterização de quadros clínicos com aspectos depressivos nítidos, mais ou menos "puros" e de "reações depressivas", em que tais aspectos estariam como que disfarçados, camuflados, apresentando, mais freqüentemente, sob a forma de inquietação, rebeldia, preocupações somáticas e hipocondríacas, fugas, condutas anti-sociais e outras. A existência de fatores mais marcantes na infância e adolescência do que na idade adulta por exemplo a impulsividade contribuem para essa apresentação especial desses quadros clínicos.

No que diz respeito à família, a dificuldade de lidar com transtorno relaciona-se, por um lado, ao grande desconhecimento sobre os transtornos mentais de forma geral, e, finalmente, mas não menos importante, a uma enorme resistência em aceitar sua presença no seio familiar: admitir que uma criança ou adolescente deprime, fica ansioso ou tem vontade de morrer, muitas vezes é inconcebível para a família.

A cura virá com tempo. A combinação de terapia e medicamentos são essências para que ela aconteça. Apesar de lenta, a melhora virá, porém tratamento não deve ser descontinuado se a pessoa se sentir melhor, depressão profunda isso deve acontecer apenas com aval médico. Um anime que consegue tratar muito bem da depressão, trazendo ferramentas que podem nos ajudar a lidar com assunto e com pessoas que passam por este problema.

No dia 07 de abril é comemorado Dia Mundial da Saúde, data que coincide com a fundação da Organização Mundial da Saúde, entidade ligada à ONU. objetivo é conscientizar a população sobre questões relacionadas à qualidade de vida e aspectos que envolvem a saúde. Todo ano a entidade lança uma campanha para chamar a atenção para um tema. Em 2017, assunto é a depressão.

Se alguém tinha dúvidas quanto ao poder de influência da mídia, aí está mais um exemplo isso. As pessoas querem escapar da realidade e fugir para mundos de sonhos, não importando se virtuais ou reais. E não são só os avatarmaníacos. Há pessoas que não passam uma semana (ou até mesmo um dia) sem imergir em algum filme. Há outras que aguardam ansiosas próximo capítulo da novela ou da série preferida. Outros ainda deixam tudo de lado para não perder a partida do time do coração”. E que dizer das horas e horas gastas em jogos de videogames ou em trivialidades internéticas? Tentam preencher vazio da alma com alimento desprovido de nutrientes, refinado nos estúdios daqueles que só pensam no dinheiro que vão arrecadar metendo a mão no bolso dos que são fisgados por suas produções viciantes. Essa depressão é sintomática. Mostra que as pessoas estão com saudades, e nem sabem do quê.

Quem não gosta de uma sessão de draminha de vez em quando? Chorar faz bem para a saúde e que não falta é pesquisa do tipo provando os benefícios inclusive para, pasmem, humor das pessoas e para redução da possibilidade de ataque cardíaco. Sim senhores. Então nós, amantes de uns animes de drama, ganhamos algumas ótimas opções para melhorar a saúde nesse sentido, porque que não falta nesse mercado de anime é história pra chorar.

Então eu não fico me culpando mais, não me martirizo, não mergulho em pensamentos negativos cíclicos pois aprendi a ver e entender como eles invadem e dominam. E embora eu fique pra baixo e com lentidão psicomotora, sem energia e com humor limitado, eu pelo menos tenho uma consciência extra pra me ajudar, que tratamento proporcionou.