Comentários do leitor

depressao

por guga malemolente (2019-01-22)


Ministério Fiel

A jornalista da TVI Judite Sousa escreveu esta segunda-feira um pequeno texto no seu blogue pessoal no qual aborda tema da luta contra a depressão. Segundo psiquiatra, os estabilizadores de humor, especialmente carbonato de lítio, tem-se mostrado útil para reverter os quadros agudos de euforia e evitar a ocorrência das crises, sobretudo na fase maníaca. No entanto, os antidepressivos devem ser utilizados com cuidado, porque podem provocar uma guinada rápida da depressão para a euforia, ou acelerar a incidência das crises.

A depressão é uma doença séria que provoca diversos sintomas físicos e emocionais. Além do isolamento social e da queda brusca na qualidade de vida, quando não tratada a doença pode desencadear problemas como diabetes e hipertensão, entre outras doenças, já que organismo torna-se vulnerável. Insônia, apatia, pessimismo, irritabilidade, pensamentos negativos, tristeza sem motivo, falta de interesse e motivação, perda de peso e apetite, diminuição do desejo sexual, dores vagas e difusas sem motivo aparente são os sinais mais comuns relacionados à doença”, explica psiquiatra Acioly Lacerda, do Instituto Sinapse de Neurociências Clínicas.

Em relação ao suicídio propriamente dito, estudos epidemiológicos relatam que de 2% a 13% de todos os pacientes com esquizofrenia cometem suicídio, risco 20% maior que da população geral 40. Estão associadas a esse episódio, além de ser do sexo masculino e idade mais jovem, outros fatores, tais como: ser solteiro, vivenciar isolamento social, estar desempregado, ter expectativa de bom prognóstico da doença, ter estado deprimido no passado e no presente, além do próprio relato de tentativas de suicídio 37,40.

Muitos de nós podemos vivenciar momentos de tristeza, angústia, mau humor e cansaço de vez em quando. Porém, algumas pessoas podem experimentar estes sentimentos e sensações de uma forma mais intensa, por períodos prolongados de tempo depressão o que é (semanas, meses ou mesmo anos) e, por muitas vezes, sem qualquer motivo aparente. A depressão é mais do que um momento baixo-astral”, ela é uma doença que pode causar um grande impacto na saúde física e mental do indivíduo.

Terapias complementares e a adoção de hábitos saudáveis ajudam na recuperação e na prevenção da depressão. Ter uma alimentação nutritiva diária, evitar uso de drogas e consumo de álcool, praticar esportes (exercícios produzem endorfina) e atividades de relaxamento e meditação são importantes ferramentas para combater estresse e enfrentar e superar problemas.

A principal causa da depressão pós-parto é também enorme desequilíbrio de hormônios reprodutivos no pós-parto. Além disso, a privação de sono, isolamento, alimentação inadequada e falta de apoio do parceiro também podem potencializar esses fatores. Somente médico psiquiatra poderá fornecer-lhe a resposta se você é ou não bipolar.

Mesmo depois de apenas uma hora em frente à tela por dia, crianças e adolescentes podem começar a ter menos curiosidade, menor autocontrole, menos estabilidade emocional e menor capacidade de concluir tarefas, segundo estudo, publicado na revista Preventive Medicine Reports.

Senhor,há momentos em que nada mais surte efeito,nossa esperança definha adoecendo nossas almas.Visita agora todo aquele que deprimido,se recusa a ser consolado,se possível,venha a tua consolação não apenas com palavras,mas com ação e providencia imediata,para que como Asafe possamos testemunhar das tuas grandezas,em nome de Jesus,amém.

Na fase da mania a pessoa apresenta características como agitação, pensamento e fala rápidos, insônia ou necessidade de dormir pouco, dificuldade de concentração e memória, agressividade, compras compulsivas e hábitos de risco, chegando em alguns casos a ter delírios e alucinações. Já na fase da depressão, a pessoa tende a sentir mais fadiga, lentidão, falta de energia e esperança, apresenta ideias negativas e culpas excessivas e perda de prazer pela vida.

número de casos entre mulheres é dobro dos homens. Não se sabe se a diferença é devida a pressões sociais, diferenças psicológicas ou ambas. A vulnerabilidade feminina é maior no período pós-parto: cerca de 15% das mulheres relatam sintomas de depressão nos seis meses que se seguem ao nascimento de um filho.

A depressão é um tabu para grande parte da sociedade e, por isso, pessoas acometidas por essa doença acabam não buscando tratamento adequado, tendo uma piora do quadro, que leva à possibilidade de atos de violência contra si mesmos. A depressão está diretamente relacionada ao suicídio, e esta doença psicológica tem crescido de forma expressiva entre os jovens. Segundo a OMS, até 2020 a depressão passará a ser a segunda maior causa de incapacidade e perda de qualidade de vida na população mundial.