Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) | Rua Senador Pinheiro, 350 - Bairro Vila Rodrigues - CEP 99070-220 - Passo Fundo, Rio Grande do Sul - Brasil | Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ISSN: 2526-5709
depressao
por guga malemolente (2019-01-22)
A depressão é um transtorno mental caracterizado por um estado depressivo de humor persistente que afeta comportamento e bem-estar da pessoa. Deve ficar claro que a afetividade não pode ser simplesmente submetida à influência da vontade, portanto, ninguém deseja voluntariamente Ter um afeto depressivo, assim como, também, dificilmente alguém conseguirá melhorar seu estado afetivo simplesmente porque um amigo ou pessoa de sua intimidade lhe dê bons conselhos e palavras de otimismo.
Isso passa!” É só uma fase!” É pensamento da maioria das pessoas, mas a depressão é séria e deve ser tratada. Muitas vezes os sintomas podem desaparecer assim como chegaram, isto é, sem serem percebidos, mas é importante lembrar que eles podem voltar. Pesquisas revelam que uma pessoa que teve um episódio de depressão na vida tem 50% a mais de chance de ter segundo. Quem experimentou segundo, tem 75% de probabilidade de passar pelo terceiro. E quem chegou a este corre um risco 90% maior de sofrer uma quarta fase depressiva.
Espaço Necessário Tive que fazer este cabeçalho para formar a margem superior do texto, mas quando nós formos salvar a versão final em PDF, então nós pintamos de branco, e concertamos Espaço Necessário Spurgeon enfrentou muita oposição no fim de seu ministério; pelos idos de 1887-1888, ele foi envolvido na que se chamou A controvérsia do declínio”, quando Spurgeon criticou duramente muitos membros da União das Igrejas Batistas da Inglaterra (do qual ele era afiliado) que estavam afrouxando a sua pregação diante do liberalismo teológico e da Alta crítica ( movimento que invocava a ideia de ser uma acurada investigação da historicidade da Bíblia, mas que na prática negava a Infalibidade e a Inerrância da Palavra de Deus).
A tristeza é uma reação normal e esperada para muitas situações, como a morte de um ente querido, fim de um relacionamento amoroso, perda do emprego, etc. É completamente normal indivíduo passar alguns dias ou semanas tristes após situações de perda. Isto não é considerado um transtorno depressivo major.
26) Planície e Pantanal Mato-grossense - corresponde a uma grande área que ocupa porção mais ocidental do Brasil Central. É de formação extremamente recente, datando do período quaternário da era Cenozóica; por isso apresenta altitudes muito modestas, em torno de 100 m acima do nível do mar. É considerada a mais típica planície brasileira, pois está em constante processo de sedimentação. Todo ano, durante verão, as chuvas aumentam nível de águas dos rios, que transbordam. Como declive do relevo é mínimo, fluxo maior das águas que descem para Pantanal supera a capacidade de escoamento do rio Paraguai, eixo fluvial que atravessa a planície de norte a sul, ocasionando, então, as grandes enchentes que transformam toda a planície numa enorme área alagada (vem daí nome "pantanal").
A tese da reativação do conflito edípico como fonte de conflitos psicológicos na adolescência, reforça a idéia de que tais manifestações de crise são superáveis e necessárias ao desenvolvimento psicológico. Porém, nem sempre confronto e a elaboração da depressão enquanto luto são possíveis, levando adolescente a bloquear a superação desta fase, configurando, nestes casos, uma manifestação patológica mais caracterizada como melancolia.
Em termos biológicos, é neurotransmissor chamado de Serotonina quem controla desejo de comer, sono, humor e cognição. Em baixa quantidade pode trazer algumas consequências para as pessoas e geralmente está relacionada com transtornos depressivos.Em depressão anime pacientes com depressão existe uma diminuição da produção de serotonina no cérebro, além de uma alteração na função dos receptores deste neurotransmissor. Desse modo, sistema serotoninérgico fica deficitário”. Jerusa Smid, neurologista.
Atualmente, existem mais de 30 antidepressivos disponíveis no mercado e essas medicações deixam indivíduo eufórico e podem provocar vício. Algumas pessoas necessitam de tratamento de manutenção ou preventivo, para evitar surgimento de novos episódios de depressão.
Larga de frescura!”; Pra que tanto drama?”; Eu não aguento mais esse seu mau humor!”; Que preguiça, hein!”; Quanta agitação! Concentre-se!”. Essas são afirmações comuns de serem ouvidas por pessoas que sofrem de depressão e que possivelmente ainda não identificaram problema. Ainda que diálogo sobre assunto esteja sendo ampliado, há quem resista em aceitar a existência e tratamento da doença, bem como a necessidade de atenção especial e apoio aos que sofrem vitimados por ela, que dificulta muito alcance da cura.
Outros factores em interacção contribuem para aparecimento e persistência da depressão, incluindo factores genéticos, alterações dos níveis hormonais, determinadas condições médicas, stress, luto ou circunstâncias difíceis da vida. Qualquer um destes factores combinados pode levar a alterações na fisiologia do cérebro e a dificuldades de adaptação a acontecimentos externos e internos, conduzindo a sinais e sintomas depressivos.
Também Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos, sublinha que não há pessoas fracas ou pessoas fortes”. Há, isso sim, pessoas com estratégias para lidar com os diferentes acontecimentos da vida de forma psicologicamente mais ajustada, que têm mais facilidade na resolução de problemas ou que são mais resilientes, lidando melhor com a adversidade”. E duas pessoas em situação semelhante, atribuem significados diferentes ao que estão a viver e isto pode ser determinante em termos de consequências psicológicas”.