Considerações acerca da presença de Epicuro na Obra Kantiana

Marcos Adriano Zmijewski

Resumo


Resumo: Considerando a contribuição que o estudo da filosofia de Epicuro nos oferece para a compreensão da tradição filosófica que o sucedeu, nos ocupamos, no presente artigo, com a investigação de como o filósofo do Jardim foi recebido por Immanuel Kant. Para isso, nos debruçamos sobre ao menos duas obras kantianas: a Crítica da Razão Prática e as Lições de Ética. É justamente nestas duas obras que Kant faz um resgate das chamadas filosofias helenísticas (sobretudo o epicurismo, o estoicismo e o ceticismo) para tentar dar conta da problemática acerca da ideia de Sumo Bem. É possível constatar que, ainda que a filosofia epicurista não dê conta, aos olhos kantianos, dos questionamentos modernos acerca do sumo bem, ela serviu de estimulo para a reflexão e construção filosófica de Kant. 

Palavras-chaves: Sumo Bem. Kant. Epicuro. Ética.

CONSIDERATIONS ABOUT THE PRESENCE OF EPICURO IN THE KANTIAN WORK

Abstract: Considering the contribution that the study of Epicuro’s philosophy has provided to the comprehension of the philosophic tradition that has befallen it, we occupy ourselves, in this article, with the investigation of how The Garden’s philosopher was token by Immanuel Kant. For this, we lay upon at least two of Kant’s compositions: Critique of Pratical Reason and Lessons of Ethics. It is in these two compositions that Kant comes back to the called Hellenistic philosophies (mainly the Epicureanism, the Stoicism and de Skepticism) to try to take care of the problem around the idea of a Higher Good. It is possible to conclude that, even though the epicurean philosophy does not cover, to the Kantian eyes, the modern questionings about the higher good, it has served purpose to stimulate the Kant’s reflection and philosophic construction.

Keywords: Higher Good. Kant. Epicuro. Ethics.


Palavras-chave


Sumo Bem; Kant; Epicuro; Ética

Texto completo:

PDF

Referências


EPICURO. Carta a Meneceu (Sobre a Felicidade). Trad. e apres. Álvaro Lorencini e Enzo del Carratore. São Paulo: UNESP, 2002.

EPICURO. Máximas principais. Trad. João Quartim de Moraes. São Paulo: Loyola, 2013.

EPICURO. Sentenças vaticanas. Texto, trad. e com. João Quartim de Moraes. São Paulo: Loyola, 2014.

HAMM, Christian V. O lugar sistemático do Sumo Bem em Kant. In: Studia Kantiana, São Paulo, n. 11, p. 41-55. dez. 2011.

HERRERO, Francisco J. Religião e História em Kant. Trad. José A. Ceschia. São Paulo: Loyola, 1991.

HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. Trad. Christian Viktor Hamm e Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Trad. com introdução e notas de Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

KANT, Immanuel. Lecciones de ética. Trad. e Introd. de Roberto Rodríguez Aramayo e Concha Roldán Panadero. Barcelona: Crítica, 1988.

LUCRÉCIO, Tito Caro. Da natureza. Trad. Agostinho da Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

SPINELLI, Miguel. Kant leitor de Epicuro. In: Studia Kantiana, São Paulo, n. 11, p. 96-121, dez. 2011.

SPINELLI, Miguel. Presença de Epicuro nas 'Lições de Ética' de Kant. In: CARVALHO, Marcelo; FIGUEIREDO, Vinicius (orgs.). Filosofia alemã: de Kant a Hegel. São Paulo: ANPOF, 2013. v. 3. p. 541-558.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Licença Creative Commons
Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) | Rua Senador Pinheiro, 350 - Bairro Vila Rodrigues - CEP 99070-220 - Passo Fundo, Rio Grande do Sul - Brasil | Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2526-5709