O processo educativo e as matérias de estudo: concepção a partir das ideias de Jonh Dewey

Cosmo Rafael Gonzatto

Resumo


Dewey identifica uma gama de problemas no contexto educacional da sua época, tais como a ausência de autonomia dos alunos no processo educativo, à desconexão dos conteúdos aprendidos em sala de aula com a realidade da vida dos educandos. Em aspectos educacionais, as propostas elaboradas por Dewey são consideradas inovadoras para a sua época, pois o filósofo compreendia a importância dos conteúdos ensinados nas escolas ter utilidade na vida prática dos educandos. O texto encontra-se dividido quatro partes: na primeira apresentaremos uma breve contextualizaçãoo histórica sobre a vida do autor, na segunda dissertaremos a respeito da temática do processo educativo como um instrumento do desenvolvimento social, na terceira apresentaremos a educação como preparação, e por último, as matérias de estudo.

Palavras-chave: Escola Nova. Escola Tradicional. Dewey. Processo educativo. Matérias de Estudo.

Abstract: Dewey identifies a range of problems in the educational context of his time, such as the lack of autonomy of students in the educational process, the disconnection of content learned in the classroom with the reality of learners' lives. In educational aspects, the proposals elaborated by Dewey are considered innovative for his time, since the philosopher understood the importance of the contents taught in the schools to have utility in the practical life of the students. The text is divided into four parts: in the first we will present a brief historical context about the life of the author, in the second we will discuss about the theme of the educational process as an instrument of social development, in the third we will present education as preparation, and lastly, the subjects of study.

Keywords: New school. Traditional School. Dewey. Educational process. Study Materials.

 


Palavras-chave


Escola Nova. Escola Tradicional. Dewey. Processo educativo. Matérias de Estudo

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Referências


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