Leitura: entre o texto e o mundo

Celso Samir Guielcer de For

Resumo


O texto tem como objetivo tornar claro uma visão filosófica sobre a leitura. Estas questões são importantes para o trabalho pedagógico e tem implicações psicológicas no processo de aprendizagem. Com isso, a revisão bibliográfica nos dá o suporte necessário, além de mostrar conclusões que são evidentes diante deste processo gigantesco que chamamos leitura. E, assim, corroborar a tese da curiosidade epistemológica que Paulo Freire usava.

Palavras-chave: Compreensão. Percepção. Consciência. Ação. Interpretação.

Reading: between the text and the world

Abstract: this text have like objective show um vision philosophic about lecture. These questions are important for the pedagogic work and have psychological implications in process the learning. With this the bibliographic revision shows an support necessary, beyond the show conclusion that are evident against this process mammoth with call lecture. And like this corroborate the thesis gives epistemological curiosity this Paulo Freire using.

Keywords: Comprehension. Perception. Consciousness. Action. Interpretation.


Palavras-chave


Compreensão; Percepção; Consciência; Ação; Interpretação.

Texto completo:

PDF

Referências


BECKER, Fernando. Educação e Construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad.: Márcia Sá Cavalcante Schuback, Parte I, 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad.: Márcia Sá Cavalcante Schuback, Parte II, 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Os conceitos Fundamentais de Metafísica: mundo, finitude e solidão. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Trad.: Márcia de Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.

Loparic, Zeljko. Sobre a Responsabilidade. Porto Alegre: Edipucrs, 2003.

Loparic, Zeljko. Ética e Finitude. 2. ed. São Paulo: Escuta, 2004.

MORETTO, Pedro Vasco. Construtivismo: a produção do conhecimento em sala de aula. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

OLIVEIRA, Nythamar F. de. Tratactus ethico-politicus: genealogia do ethos moderno. Porto Alegre: Edipucrs, 1999.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Trad.: Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão, Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994

STEIN, Ernildo. Mundo vivido: das vicissitudes e dos usos de um conceito da fenomenologia. Porto Alegre: Edipucrs, 2004

STEIN, Ernildo. Sobre a Verdade. Lições Preliminares ao parágrafo 44 do Ser e Tempo. Ijuí: Unijuí, 2006.

STEIN, Ernildo. Exercícios de Fenomenologia: limites de um paradigma. Ijuí. Unijuí, 2004.

STEIN, Ernildo. Introdução ao pensamento de Martin Heidegger. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

STEIN, Ernildo. Compreensão e finitude: estrutura e movimento da interrogação heideggeriana. Ijuí: Unijuí, 200, p. 320.

STEIN, Ernildo. A questão do método na filosofia: um estudo do modelo heideggeriano. Porto Alegre: Movimento, 1983.

PAVIANI, Jayme. Epistemologia prática: ensino e conhecimento científico. Caxias do Sul: Educs; 2009.

PAVIANI, Jayme. Platão & a Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2008.

PAVIANI, Jayme. Racionalidade Estética. Porto Alegre: Edpucrs, 1998.

PAVIANI, Jayme. Formas do Dizer: questões de método, conhecimento e linguagem. Porto Alegre: Edipucrs, 1998.

PAVIANI, Jayme. Problemas da Filosofia da Educação. 7. ed. Caxias do Sul: Educs, 2005.

PAVIANI, Jayme. Filosofia, ética e educação: de Platão a Merleau- Ponty. Caxias do Sul: Educs, 2010.

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: Conceitos e distinções. 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2008.

DESCARTES, René. Discurso do método. Trad.: Maria E. Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Filosofia Transcendental e Religião, ensaio sobre a filosofia da religião em Karl Rahner. São Paulo: Loyola, 1984.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Licença Creative Commons
Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) | Rua Senador Pinheiro, 350 - Bairro Vila Rodrigues - CEP 99070-220 - Passo Fundo, Rio Grande do Sul - Brasil | Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2526-5709