Utilitarismo e liberalismo político em John Stuart Mill

Eloi Pedro Fabian

Resumo


Este trabalho procura retomar e refletir acerca das principais teses do Utilitarismo e Liberalismo Político de John Stuart Mill tematizados em On LibertyeUtilitarianism. Para isso, pretende-se resgatar alguns elementos fundamentais do Utilitarismo clássico de Jeremy Bentham a fim de estabelecer um rápido cotejo entre os autores, na perspectiva de situar Mill na discussão com as concepções de Ética e de Filosofia Política predominantes naquele contexto, particularmente de Kant e dos críticos do Utilitarismo. A estrutura do trabalho está assim constituída: Introdução; 1- Conceito e Caracterização do Utilitarismo de J. S. Mill; 1.1- Provas do Princípio de Utilidade; 1.2- A Justiça e sua Relação com o Utilitarismo; 1.3- Estado: Conceito e Atribuições; 2- A Liberdade na Perspectiva do Utilitarismo Milleano; 2.1- A Liberdade de Pensamento e de Discussão; 2.2- A Individualidade; 2.3 Liberdade de Opinião e de Expressão; 2.4- Individualidade e o Bem Estar; 2.5- Sobre os Limites da Autoridade da Sociedade sobre os Indivíduos; 2.6- Aplicações do Utilitarismo e Considerações Finais. O artigo se propõe fazer uma apropriação e tematização mais centrada nestas duas obras acima referidas em vista também de uma futura discussão mais ampla no que diz respeito ao Liberalismo Político e Utilitarismo contemporâneos.


Palavras-chave


Liberdade. Política. Estado. Liberalismo. Utilitarismo.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Cícero. Bentham, o Utilitarismo e a Filosofia Política Moderna. In: Textos de Filosofia Política. São Paulo: Editar, 1999.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 3ª Edição. Brasília: Editora UnB, 1999.

BENTHAM, Jeremy. Uma Introdução aos Princípios da Moral e da Legislação. In.: Os Pensadores – Stuart Mill & Bentham. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política. A filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro:Campus,2000.

CARVALHO, M. C. M. O Utilitarismo em Foco. Florianópolis: Edufsc, 2007.

CRISP, R. Mill on Utilitarianism. London: Routledge, 1997.

HARE, R. M. Ethical theory and utilitarism. New York: Cambridge University Press, 1999.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LOCKE, John. I e II Tratados Sobre o Governo Civil. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MILL, John Stuart. A Liberdade: Utilitarismo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______________. Da Definição de Economia Política e do Método de Investigação Próprio a Ela. In:. Os Pensadores – Stuart Mill & Bentham. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

______________. Considerações Sobre o Governo Representativo. São Paulo: IBRASA, 1964.

______________. Sistema de Lógica Dedutiva e Indutiva. In.: Os Pensadores – Stuart Mill & Bentham. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

____________. Um Exame da Filosofia de Sir William Hamilton. In.: Os Pensadores – Stuart Mill & Bentham. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

MULGAN, Tim. Utilitarismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

OLIVEIRA, N. F. Tratactus Ethico-políticus – genealogia do ethos moderno. Porto Alegre: EDIPUCRS,1999.

POPPER, K. R. The poverty of historicism. London and New York: Routledge, 1961. [A miséria do historicismo. Trad. de Octanny S. da Motta e Leonidas Hegenberg. São Paulo: Cultrix/Edusp, s.d.].

____________. The open society and its enemies. Vol. 1and 2. Princeton: Princeton University Press, 1966. [A sociedade aberta e seus inimigos. Trad. de Milton Amado. Vol. 1 e 2. Belo Horizonte: Itatiaia, 1987].

RAWLS, John. Liberalismo Político. São Paulo: Ática, 2005.

WEFFORT, Francisco C; SADEK, Maria Tereza; QUINZO, Maria D'Alva Gil. Os clássicos da politica. 14.ed. São Paulo: Ática, 2006. 2v.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Licença Creative Commons
Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) | Rua Senador Pinheiro, 350 - Bairro Vila Rodrigues - CEP 99070-220 - Passo Fundo, Rio Grande do Sul - Brasil | Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2526-5709