Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Filosofazer?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

  1. ASSUNTO / ÁREA DO CONHECIMENTO - Os trabalho enviados devem ser da área da Filosofia ou em diálogo com a filosofia.
  2. FORMATO DO ARQUIVO DIGITAL - O trabalho deve estar em suporte eletrônico digitado e salvo em arquivo compatível com Microsoft Word (extensões do tipo .DOC ou .DOCX). Acaso sejam necessários recursos de fontes especiais os autores deverão providenciar envio anexo.
  3. IDIOMA E REVISÃO - São aceitos textos em português e espanhol. A revisão ortográfica dos textos é de responsabilidade dos autores. Somente serão recebidos e encaminhados à avaliação textos que chegarem já revisados.
  4. ESTRUTURA - São obrigatórios: (1) Elementos pré-textuais: título, resumo [de 5 a 7 linhas] palavras-chave [de 3 a 5] e nome(s) do(s) autor(es) - com informações de filiação institucional ou outros dados de apresentação no rodapé. (2) Elementos textuais: introdução; desenvolvimento e considerações finais. (3) Elementos pós-textuais: título, resumo e palavras-chave em inglês e referências bibliográficas.
  5. EXTENSÃO DO TEXTO: Os artigos deverão ter no máximo 10.500 palavras. Os ensaios e Artigos para Arena deverão ter no máximo 8 mil palavras. As resenhas no máximo 1.400 palavras.
  6. AVALIAÇÃO - A publicação dos artigos e resenhas está condicionada à avaliação conforme descrito na Política Editorial (ver Processo de Avaliação pelos Pares).
  7. REFERÊNCIAS DE CITAÇÕES - Utilizar o sistema autor data. Ex.: (NOGUEIRA, 2007, p. 28). Reservar notas de rodapé para comentários e complementações.
  8. NORMALIZAÇÃO ABNT - Os artigos e resenhas devem seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Se preferir, fazer o download dos nossos guias de normalização:

Guia de elaboração de artigo para publicação em periódico científico
Guia de elaboração de referências
Guia de elaboração de citações
Resumo: orientações metodológicas e normatização da apresentação

Lista de normas ABNT:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: informação e documentação - artigo em publicação periódica científica impressa - apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.
_____. ABNT NBR 10520: informação e documentação - citações em documentos - apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 7 p.
_____. ABNT NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
_____. ABNT NBR 6023: informação e documentação - referências - elaboração. Rio de Janeiro, 2002a. 24 p.
_____. ABNT NBR 6024: informação e documentação - numeração progressiva das seções de um documento escrito - apresentação. Rio de Janeiro, 2003a. 3 p.
_____. ABNT NBR 6028: informação e documentação - resumos - apresentação. Rio de Janeiro, 2003b. 2 p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Constam título, resumo e palavras-chave em dois idiomas (sendo um deles na língua inglesa).
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. Foram seguidas as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.
  5. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais implica aceitar que os direitos de reprodução e publicação da primeira publicação, em qualquer suporte e formato, sejam transferidos para o periódico. O direito autoral é do/a autor/a.
O/a autor/a declara estar ciente, nos termos da legislação brasileira em vigor, ser o legítimo autor do trabalho submetido e que os textos, ilustrações e ideias de trabalhos de terceiros foram devidamente identificados e referenciados e, ainda, assume a responsabilidade civil e penal pelo conteúdo do trabalho. O/a autor/a poder utilizar os textos aqui publicados desde que feitas as devidas referências. O/a autor/a isenta a Revista Filosofazer e sua mantenedora de qualquer responsabilidade sobre questões civeis ou criminais decorrentes da publicação conforme o previsto na legislação brasileira. Os textos na Filosofazer publicados podem ser utilizados de maneira gratuita sob a licença de Atribuição Creative Commons (CC BY).

 

Política de Privacidade

As informações pessoais como nomes e endereços de e-mail serão usados somente para os propósitos da Revista.