Foco e Escopo

A Revista Filosofazer é o órgão de divulgação acadêmica do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Foi criada em em 1992 e, desde lá, tem publicação ininterrupta de um número a cada semestre letivo. O nome da revista é um composto que quer significar “fazer filosofia”, no sentido de que o periódico pretende ser um espaço de incentivo ao exercício da reflexão e ao debate filosófico. Publica artigos científicos originais, ensaios, comunicados, textos, resenhas, resumos e informes (na seção Informação Bibliográfica).

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Abertura

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Publica artigos científicos inéditos e originais de pesquisadores experientes resultantes de pesquisa especializada em filosofia e afins.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Arena de debates

Destina-se à publicação de ensaios e artigos de revisão bibliográfica inéditos de pesquisadores iniciantes sobre temas de filosofia ou que dialoguem com a filosofia.

Informes

Destina-se à publicação de resenhas críticas de livros de filosofia e informes bibliográficos ou de eventos de filosofia que sejam relevantes ao público especializado na área.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos é realizada utilizando a metodologia de avaliação cega por pares. Os artigos enviados pelos colaboradores são recebidos pelos editores que encaminham para a avaliação. Os avaliadores revisam os artigos e emitem um parecer aos editores. No parecer, recomendam:  (i) publicação sem restrições; (ii) publicação condicionada à revisão; ou (iii) não publicação. Os Editores dão a decisão final - se houver necessidade farão consulta a membros do Conselho Editorial - para: (i) publicar o artigo; (ii) devolver ao autor para atender às revisões sugeridas pelos avaliadores; ou (iii) não publicar o artigo. Resenhas e informes são recebidas pelos editores e avaliadas pelos Editores que decidirão sobre sua publicação.

Semestral.

Política de Acesso Livre

A Revista Filosofazer oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público contribui com a maior democratização do conhecimento. Não é cobrada qualquer taxa para a publicação ou para o acesso à ela.