Imprimir

Comunicação - Notícias

Seminário sobre Reforma Política


Seminário sobre Reforma Política

Nos dias 15, 16 e 17 de junho o IFIBE realizou o Seminário Sobre Reforma Política, em parceria com Frente Parlamentar de Passo Fundo; CDHPF; Observatório da Juventude/UPF; CAJOB, Cáritas; Projeto Transformação; ITEPA faculdades; CEAP; Sindicato dos Metalúrgicos; Pastoral da Juventude; Pastorais Sociais.

No primeiro dia do seminário o Dr. Luiz Cristiano Aires (Juíz de direito de Passo Fundo) e Waldir José Bohn Gass (assessor da CNBB) refletiram sobre o tema “O que esperar da política atual”. O segundo encontro foi assessorado pelos Professores Valdevir Both e José André da Costa que refletiram sobre o tema: “Qual reforma Política queremos?”. O terceiro e último encontro foi restrito aos acadêmicos selecionados para o Projeto Filosofia nas Comunidades, coordenado pelo Professor Ésio Francisco Salvetti. Um dos objetivos do seminário foi preparar alguns acadêmicos para continuar esse debate nas comunidades, escolas, igrejas, e outras entidades.

Os assessores ressaltaram que a crise da representação política é global. Em todos os sistemas ditos democráticos o poder popular foi efetivamente usurpado pelo poder econômico. A representação que se tem é a representação do dinheiro, do grande capital, que financia partidos, candidatos, campanhas, eleições e imprensa. Por isso se faz necessário uma reforma política que venha “de baixo”, que seja fundamentada e legitimada na soberania popular. Essas mudanças jamais ocorrerão se aguardamos pelo poder soberano. É nesta perspectiva que o Projeto Filosofia nas Comunidades pretende levar adiante esse tema, pois não podemos nos contentar com a reforma que o Congresso Nacional está votando.


Newsletter