Comunicação - Artigos de Opinião

Mensagem do orador *

Moisés Geremia
Bacharel em filosofia escolhido pela turma para ser o orador no Ato de Colação de Grau.

Boa noite.

Falar sobre esse tempo que passou, não é uma tarefa fácil. Exige que olhemos para dentro de nós, com espírito aberto, para perceber as coisas boas que vivenciamos. Houve muito amor durado, caridade doada, paz e alegria. Mas também momentos em que as coisas não aconteceram como planejávamos, ou mesmo aquelas que sucederam sem previsão. Neste ciclo de acasos, a turma 2012 terminou sua jornada.

Podemos dizer que, várias coisas ficaram desta caminhada filosófica. Desafios imensos que o tempo ajudará a entender melhor. Um primeiro é o de trabalhar pelas pessoas, ajudando-as na compreensão das realidades e no enfrentamento dos problemas da vida. As pessoas precisam de nós, caros colegas... As coisas boas que foram aprendidas não podem ficar trancafiadas, num conhecimento egoísta, mas, assim como a brisa suave, deitarem com naturalidade na esperança da humanidade.

Temos a árdua tarefa de promover a vida com sabedoria. Sim, promover a vida é acreditar no ser humano e, na sua capacidade de fazer o bem. Precisamos ajudar as pessoas a perceberem o mundo criticamente, afinal, a filosofia não é somente para si mesmo, mas, também para os outros. É uma construção contínua.

Precisamos discernir com profundidade, num compromisso ético, aquilo que necessita ser feito. Navegar em sentido contrário ao da grande massa de manobra, vítima de todo um sistema político, que sustenta a ganância irresponsável, ceifando preciosas e singulares vidas humanas. Vidas que não se repetem, mas que ficam para um amanhã. E é nisto que consiste nossa existência: numa contínua tarefa de agir corretamente.

Nesta noite, queremos agradecer. Por isso desejamos cumprimentar àqueles que estiveram conosco. Nossos amigos especiais, que, de diferentes formas estiveram ao nosso lado. Existe uma mensagem chamada “Árvore de Amigos”, que compara vocês, sujeitos únicos, às folhas das árvores. Escolhi um pequeno trecho desta letra para esta ocasião: “o primeiro que nasce do broto, é o amigo pai e a amiga mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. A vida nos apresenta outros amigos, os quais não sabiam que iam cruzar os nossos caminhos. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz felizes... Existem também amigos por um tempo, que costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos esquecer os amigos distantes, aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que, quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais felizes é que, as que caíram continuam por perto alimentando a nossa raiz com alegria. Esta árvore é a nossa vida, e todos nós, formandos, familiares, amigos e colaboradores, somos as suas folhas.

Queremos agradecer a tantas folhas de vida: a Deus. A vocês pais e irmãos, pelo amor que nos gerou e cuidou. Aos nossos parentes e amigos, por toda força que impulsionou esta realização. Ao diretor do IFIBE, Dr. André da Costa, pelo apoio constante e, em nome dele, queremos agradecer a toda instituição. Ao nosso paraninfo, professor Valdevir Both, por acreditar, assim como nós, na força transformadora do conhecimento. Ao amigo da turma, professor Maicon Rosseto, pela presença. Ao professor homenageado, Diego Ecker, pela ousadia e coragem. A funcionária homenageada, Margarete Deicke, pelo carinho e os conselhos. Obrigado aos nossos professores, pelo esforço e compromisso na construção do conhecimento. A Dom Antônio Carlos Altieri, pela sua presença paternal nessa festividade. A todos os que, de perto ou de longe, aqui ou não, acreditam na vida doada e em dias melhores.

Obrigado.

* Pronunciamento do Orador da Turma no Ato de Colação de Grau realizado no Auditório Enrique Dussel (IFIBE) no dia 13 de dezembro de 2014. Formaram-se 10 novos bacharéis em Filosofia.

Publicado em www.ifibe.edu.br em 22/12/2014