Imprimir

Comunicação - Notícias

Encerramento do Seminário EDH


Encerramento do Seminário EDH

ENCERRAMENTO DO SEMINÁRIO FOI MARCADO PELO

COMPROMISSO DE CONTINUIDADE

 

Durante os dias 15 a 17 de abril de 2013, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos (GEPEDH), formado por professores do IFIBE, Faculdade de Educação da UPF e sócia da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo realizou o Seminário Educação em Direitos Humanos – desafios à educação superior. O Evento contou com a co-promoção de outras instituições de ensino superior: Universidade Federal Fronteira Sul, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus de Passo Fundo e a Faculdade de Administração da Associação Brasiliense de Educação de Marau. O evento foi realizado no Auditório da FEAC/UPF e contou com a inscrição de 400 pessoas.

 

A iniciativa de realização do evento nasceu ainda em 2012, com movimentos realizados pelo GEPEDH, em consonância com a aprovação da inclusão da educação em direitos humanos na grade curricular das instituições de ensino pelo Conselho pleno do Conselho Nacional de Educação. O Conselho resolveu normatizar o assunto no âmbito da educação formal (básica e superior) e publicou o Parecer CNE/CP nº 08, de 30/05/2012, e a Resolução CNE/CP nº 1, de 30/05/2012, ambos homologados pelo Ministério da Educação. Isto significa que os sistemas e as instituições de ensino têm subsídios e orientações para proceder ao processo de ampliação de seus compromissos com a educação em direitos humanos.

 

O objetivo do evento era de construir estratégias para a implementação da educação em direitos humanos na educação superior, refletindo sobre seus fundamentos e importância e comprometendo os diversos segmentos das comunidades acadêmicas com sua efetivação. O conjunto das atividades realizadas e compromissos assumidos pelos diretores e reitores das instituições, permitiu, notadamente, a continuidade da agenda. O seminário previa palestras à noite, abertas ao público em geral, e reuniões nos turnos da tarde com reitores, diretores, coordenadores de cursos, de projetos de pesquisa e extensão e de professores que possuem disciplinas com abordagens de temas voltados à educação em direitos humanos. Foi surpreendente o número de pessoas presentes da parte das instituições. A socialização de experiências, as discussões realizadas e os compromissos de garantir novas agendas, caracterizaram a finalização do evento.

 

O seminário contou com a presença de todos os membros do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e da Coordenadora Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Alguns participaram de parte do evento e outros de todo, colaborando com pontualizações fundamentais ao trabalho iniciado em Passo Fundo. Obteve-se o destaque como região pioneira do país e com referência ímpar ao trabalho do GEPEDH nesta área tão nobre e tão cara à educação superior e a formação do ser humano em geral. O GEPEDH teve reconhecimento pelo sua atuação em estudos, publicações, participação e promoção de eventos. Durante o evento aproveitou o ensejo para lançamento da obra Antologia de Textos Referenciais para a Educação em Direitos Humanos, organizada pelos membros do GEPEDH – 2ª edição, revista e ampliada.

 


Newsletter