IFIBE Promoveu o Dia Mundial da Filosofia

No dia 14 de novembro o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) promoveu no SESC – Passo Fundo, O DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA. Em 2002 a UNESCO instituiu esta data que passou a ser celebrada a partir de 2005 na terceira quinta-feira do mês de novembro.

O IFIBE está em consonância com a UNESCO quando afirma que a filosofia oferece uma reflexão transversal e análise que deve permear todas as disciplinas que visam construir uma melhor compreensão do nosso mundo atual e desenvolver respostas adequadas aos desafios. Os filósofos têm um papel muito importante em lançar luz sobre os desafios contemporâneos, especialmente quando estes se relacionam com a ética e a justiça. Nós acreditamos que o pensamento crítico, a previsão responsável, cuidadosa e o julgamento ético são ingredientes de valor inestimável para uma sociedade saudável, formada de pessoas comprometidas com o seu bem e dos demais.

Na Edição deste ano, a UNESCO instituiu como tema AS GERAÇÕES FUTURAS, considerando as incertezas, angústias e os grandes desafios enfrentados pelas gerações da atualidade. Que desafio, que responsabilidade! Será que estamos cientes e capazes de suportar as críticas que poderão advir das gerações futuras frente às atrocidades cometidas na atualidade? Por outro lado, seremos capazes alegrar as mentes e corações com os grandes e belos feitos da atualidade a ponto de serem dignos de memória e louvor? Num contexto marcado pelo ativismo, máximas de sucesso, intolerâncias, crises de diversas ordens, isso dá o que pensar. Eis o desafio e compromisso dos saberes da atualidade.

Em harmonia ao tema deste ano, os presentes nesta atividade tiveram a honra de acompanhar a bela e instigante esquete, intitulada AGORA, apresentada pelo Grupo Ritornelo de Teatro, em seguida acompanhamos a reflexão do Professor Sérgio Sardi que palestrou sobre o “Mistério do Mundo e o sentido da vida” e para a coroação da noite, assistimos ao Show Musical com artistas de Passo Fundo que se dispuseram à realização da Segunda Edição do Projeto RECITOCTA, coordenado pela ALINE BOUVIÉ, professora de música da Escola Musiclass.