Celebrações de 35 anos do IFIBE

Nos dias 19 as 21 de outubro de 2016 o IFIBE realizou várias atividades celebrativas dos 35 anos de criação da instituição. O X Seminário Temático, uma celebração eucarística e um jantar, além do lançamento de um livro. As atividades reuniram a comunidade acadêmica atual, ex-alunos, convidados e parceiros institucionais.

O X Seminário Temático tratou da atualidade da filosofia e foi desenvolvido nos dias 10 a 21 de outubro. A abertura foi dia 19 de outubro com a Conferência Atualidade da filosofia: porque filosofia? Porque ética?, proferida pelo professor Dr. Ricardo Timm de Souza (PUCRS). No segundo dia (20/10) houveram três mesas de diálogo. A Mesa de Diálogos 1: Atualidade da filosofia: o que faz valer a pena o filosofar? contou com a participação dos professores: Dr. Paulo Carbonari (IFIBE), Dr. Cláudio Dalbosco (UPF) e Dr. Maicon Rossetto (IFIBE). A Mesa de Diálogos 2: Atualidade da filosofia: como lidar com os diversos saberes? contou com o professor Dr. João Wohlfart (IFIBE), Dr. Sérgio Aquino (IMED) e Ddo. Valdevir Both (IFIBE). A Mesa de Diálogos 3: Atualidade da filosofia: o quem importa o filosofar? Contou com a participação do professor Dr. Oneide Perius (UFT) e o Dr. André da Costa (IFIBE). No último dia, a sexta-feira, 21 de outubro, houve a Mesa de Diálogo 4: Atualidade da filosofia: o que aprender e para que? com a participação dos professores Dr. Iltomar Siviero, Dr. Júlio César Werlang e Me. Roque Zimmermann, todos do IFIBE. O seminário foi encerrado com a conferência Atualidade da filosofia: formação da vida religiosa e presbiteral, proferida pelo Dr. Luiz Carlos Suzin (PUCRS). No encerramento também houve uma saudação do superior geral dos Missionários da Sagrada Família, mantenedora do IFIBE, padre. Edmund Michalski.

Na sexta-feira também houve uma celebração eucarística, às 19:30 horas, na Igreja Matriz Sta. Teresinha. A celebração de ação de graças pelos 35 anos foi presidida pelo padre Edmundo Michalski e concelebrada por vários sacerdotes de dioceses e missionários da Sagrada Família. Logo em seguida, convidados de instituições parceiras foram recebidos em jantar no Salão Social da Paróquia Sta. Teresinha.

Na ocasião também foi lançado o livro “Atualidade da Filosofia: homenagem aos 35 anos do IFIBE”, constituído de 25 ensaios elaborados por ex-alunos e docentes do IFIBE refletindo sobre a atualidade da filosofia. O livro foi publicado pela Editora IFIBE e está disponível para comercialização no site da editora.