|
|
Iniciou nesta última segunda-feira, 18 de julho, em Santa Cruz de la Sierra, na Casa de Formação, a primeira etapa do Curso de Aperfeiçoamento da Ação Missionária. Curso é promovido pelas províncias dos Missionários da Sagrada Família na América do Sul, da Comissão de Missão do Generalado MSF e coordenado/executado pelo IFIBE, sob a coordenação dos professores José André da Costa e Paulo César Carbonari.
O Curso acontece em duas etapas, tendo cada uma delas dois módulos. Uma etapa de 18 a 29 de julho, em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia; a segunda etapa de 16 a 27 de janeiro de 2017, em Passo Fundo, Brasil. São módulos da primeira etapa: I Leituras de mundo em vista da compreensão e da inserção crítica na realidade da missão e II Sistematização das principais matrizes de compreensão da ação missionária em voga hoje. São 52 participantes: padres, leigos e leigas do Brasil (AM, MG, RN, PE, RJ, SC, RS), Bolívia, Chile e Argentina. Também participam o superior geral, Pe. Edmund JAN MichalskI, e o assistente geral, Pe. Júlio Cesar Werlang. O IFIBE é representado pelo professor Paulo César Carbonari que, no dia 19 de julho abordou o tema “Para compreender a sociedade atual”.
Segundo o professor Carbonari, o encontro, além de oportunizar a reflexão sobre questões fundamentais para a atuação missionária, também abre espaço para a troca de experiências e o aprofundamento dos laços de convivência intercultural. As reflexões e as trocas têm servido de subsídio para que cada um/a fortaleça sua atuação missionária. Dessa forma, o IFIBE cumpre mais uma colaboração na tarefa de levar adiante sua missão institucional como parte da missão MSF, colaborando na formação permanente dos Missionários da Sagrada Família.